terça-feira, 26 de agosto de 2008

Rivaldo lá longe

Depois de algumas temporadas no futebol grego, onde jogou no Olympiakos e no AEK, Rivaldo acertou sua transferência para o Bunyodkor, clube do Uzbequistão. Vice-campeão nacional na última temporada, quando ainda se chamava Kuruvchi, o time disputará a Liga dos Campeões da Ásia este ano. Além de Rivaldo, o clube também tentou trazer o camaronês Samuel Eto’o, do Barcelona. No Bunyodkor, o pernambucano jogará ao lado do zagueiro Luizão, que já defendeu o Cruzeiro e o Vasco.

Para onde vai Rivaldo O Uzbequistão é uma das quinze ex-repúblicas que faziam parte da União Soviética. O idioma local é o uzbeque, a capital é Tashkent e a religião predominante é Islâmica. A história de seu esporte não tem muitas páginas. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, a seleção de futebol perdeu para o Bahrein a chance de confrontar Trinidad e Tobago por uma vaga no Mundial da Alemanha. Atualmente, os maiores destaques do esporte local são Rustam Kasimdhzanov, Campeão Mundial de Xadrez em 2004, e Artur Taymazov, campeão olímpico em Atenas/2004 e Pequim/2008 na Luta Livre, na categoria -120Kg.

Luz verde

Saudações, amigos.

O PERNAMBUCO JOGANDO entra no ar (na quadra, no campo, na pista, na piscina) para falar do esporte pernambucano, enfocando nossas disputas locais e nacionais, e nossos atletas (compitam aqui ou mundo afora).

Além de divulgar nosso desporto, a intenção do blog é compreender suas contradições abismais: ao mesmo tempo em que Pernambuco abriga uma pentatleta como Yane Marques, campeã dos Jogos Panamericanos do ano passado e 18ª colocada nos Jogos de Pequim, e uma nadadora como Joanna Maranhão, finalista dos 400m Medley nos Jogos de Atenas/2004, o estado vê seus pricipais praticantes do Atletismo (Keyla Costa e Jessé Lima) irem embora para São Paulo; ao mesmo tempo em que Sport e Náutico disputam a Série A do futebol nacional, o Santa Cruz se vê à beira do colapso da Série D; se hoje nosso Futsal não tem grande representatividade nacional, já teve o Náutico como campeão brasileiro em 1976 e a Votorantim como uma das maiores forças do Futebol de Salão (quando assim ainda era chamado) do país, entre os anos 80 e 90.

Por essas e muitas mais é preciso saber se nosso estado é, mesmo, um nascedouro de craques ou se é por acaso que surgem aqui atletas como Ademir de Menezes, Juninho Pernambucano, Rivaldo, Bárbara, Pampa, Jaqueline e José João da Silva, nascido em Bezerros e bicampeão da São Silvestre nos anos 80.

Um abraço.